Eu só vou se todos forem de fixed. LOL
Fizes t bem em colocar um convite de um passeio de bikes "sejam elas como for".
Até vou de triciclo só para verem que cada um vai como quer.
Continuo sem perceber onde é k o FC vê confusão.
Talvez quem nunca andou de fixed não entenda como é que ir de bicicleta de estrada em grandes distancias é estar a boicotar, mas é completamente diferente a cena de cadencias/ritmos e afins (especialmente nas subidas e nas descidas) que se usam. E se vamos num pequeno grupo em que há tantas diferenças nunca resulta bem.
até agora tenho estado apenas a observar as picardias, mas já agora os meus dois centavos para o 'assunto'.
e é precisamente neste ponto que acho que estás a ver mal as coisas, fc, estás a ser um bocado parcial e, quiçá, ligeiramente discriminador.
já te explico porquê. mas antes, e para contextualizar a minha opinião, o seguinte:
ponto 1: parece-me óbvio que num fórum chamado 'fixed gear portugal' se organizem ou tentem organizar 'all fixed rides'
ponto 2: o ponto anterior não invalida que quem quiser participar nessas 'all fixed rides' o possa fazer de single speed ou mesmo de estradeira, se quiser. não acho bonito que se marginalizem pessoas apenas porque não tenham a bicicleta 'certa'. quem frequenta outros fórums, como o caótico LFGSS, sabe bem que ninguém barra a entrada a ninguém nos passeios que fazem, antes pelo contrário, até estimulam a diferença e a prova está nos tópicos que lá existem, onde se encontra de tudo e para todos os gostos, e no entanto... o fórum chama-se 'London Fixed Gear & Single Speed'.
ponto 3: do mesmo modo, se este fórum se chamasse 'estradeira portugal' e se organizassem passeios de estradeira, seria natural que as pessoas participassem de estradeira, mas não viria nenhum mal ao mundo se alguém quisesse participar de fixed gear por não ter outra bicicleta disponível.
E com isto chego ao ponto no qual quero mostrar ao fc em como ele está a partir de um pressuposto errado, este:
«Talvez quem nunca andou de fixed não entenda como é que ir de bicicleta de estrada em grandes distancias é estar a boicotar, mas é completamente diferente a cena de cadencias/ritmos e afins (especialmente nas subidas e nas descidas) que se usam. E se vamos num pequeno grupo em que há tantas diferenças nunca resulta bem.»
FC, não resulta bem porquê? E já agora, o que é 'não resultar bem'? Os passeios só funcionam quando vão todos juntinhos num pelotão fechado? É isso? E achas que o facto de irem todos em fixed gear (já nem estou a cair no exagero de todos levarem a mesma relação... só por aí o teu argumento cai por terra) vão todos no mesmo andamento?
Estás bastante equivocado. Mesmo malta que vá em estradeiras ou BTTs, e que portanto podem fazer reduções e incrementos de relação conforme os declives, raramente conseguem manter todos o mesmo andamento. Eu e o pantonio, e repara que éramos apenas dois, quando fizemos tróia - sagres no outro dia, houve largas dezenas de quilómetros em que ou ia ele uns 300/400 metros à minha frente, ou ia eu. Não fomos lado a lado ou atrás do outro durante todo o trajecto... porque simplesmente as pessoas tem picos de cansaço diferentes, ritmos diferentes, formas diferentes de usar a bicicleta e as suas relação. Não é por irem todos de fixed gear, ou até todos na mesma relação que vai fazer com que a coisa funcione.
Isto é só para te dizer que o teu pressuposto de 'as coisas não resultam por irem uns de fixed e outros de freewheel', está errado. Mesmo nas descidas, eu e o pantonio íamos a velocidades diferentes, apenas pelo simples facto de ele não pesar o mesmo do que eu, e de os meus cubos dura-ace rolarem com menos atrito que os dele... percebes agora porque há milhentas variáveis que fazem com que um passeio em grupo não seja um pelotão organizadinho e compacto?
Tudo o que escrevi aqui para trás não invalida, no entanto - e quero que isto fique bem claro - que não faça TODO o sentido este fórum organizar 'all fixed rides'. Mas pela razão de que tem um significado especial irem todos de fixed, por se sentirem em partilha mútua por algo que é comum a todos. E não porque 'só assim é que vai resultar'.
Um passeio resulta porque as pessoas querem que resulte, e fazem para que resulte, independentemente de todos os factores que as fazem diferentes entre cada uma delas, e não porque levam todos a mesma bicicleta.