Mensagens recentes

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 10
21
A minha fixed gear / Re: Meu projecto fixie from scrap
« Última mensagem por Ali3ncorp em Março 15, 2019, 08:29:33 pm »
Não é que as anilhas sejam caras mas realmente vale mais testar primeiro a roda no seu estado "normal" e fazer mais um teste. No final de contas será mais um teste eheh
No entanto a tinta dos dropouts vai saltar fora.

É ainda há o furo para remendar lol
22
A minha fixed gear / Re: Meu projecto fixie from scrap
« Última mensagem por dcbikes em Março 15, 2019, 08:08:12 pm »
Aperta a coisa como vinha a roda de origem. Pelo menos comigo nunca teve problemas e rolava fixed
23
A minha fixed gear / Re: Meu projecto fixie from scrap
« Última mensagem por Ali3ncorp em Março 15, 2019, 07:58:37 pm »
Tens razão, agora que falas, a porca tem esse formato, nem me lembrava. Não me lembrei dessa função da porca., e achei por bem por mais uma anilha normal para não massacrar  o metal ao apertar a porca sobre o metal, mas se calhar não foi boa ideia. Lol

Talvez seja por isso que foge com mais facilidade sim tens razão.
Sendo assim o meu raciocínio de usar estas anilhas não é de todo disparatada.
A ver se tiro a tinta, retiro as anilhas normais que coloquei e compro 4 destas estriadas (2 para fora e 2 para dentro). Apesar da porca ter as estrias, prefiro adicionar a anilha.

Parece que a coisa assim já vai correr melhor.
24
A minha fixed gear / Re: Meu projecto fixie from scrap
« Última mensagem por dcbikes em Março 15, 2019, 07:25:50 pm »
As porcas já tem uma forma parecida, mas ainda continua a fugir a roda?
E está a trazer tinta atrás depois de sair do sitio?
25
A minha fixed gear / Re: Meu projecto fixie from scrap
« Última mensagem por Ali3ncorp em Março 15, 2019, 05:03:51 pm »
Para tentar resolver mais eficientemente a situação da roda sair do lugar quando está mais em esforço, além de ir retirar toda a tinta dos dropout, estava a pensar talvez aplicar umas anilhas destas:



Duas em cada lado do eixo, de cada lado do dropout?
Já alguém tentou ou utilizou uma situação estas anilhas?
26
A minha fixed gear / Re: Meu projecto fixie from scrap
« Última mensagem por Ali3ncorp em Março 13, 2019, 06:19:11 pm »
Ora foi dia de testar as alterações e não podia ter corrido pior ahah.

Comecei por pegar na bike a qual tinha o pneu completamente vazio, ou seja, aparentemente não fui eu que enchi pouco mas sim ele é que estava a perder ar. Penso que seja furo ou problema na válvula.
Ora como ontem consegui fazer 15kms de teste e cheguei a casa com ar, decidi encher o pneu e fazer à estrada.

A nível de tensão da corrente parece porreiro. Ao dar boa velocidade já não noto tanto aquela vibração /pressão. Posso dizer que aí está resolvido pois menos tensão resultou melhor.
Baixei tb ligeiramente o Selim e senti um pouco mais de conforto mas, a seguir vou então chegar o Selim mais para a frente como sugeriste dcbikes. Penso que é capaz de resultar em menos dorido pois ficarei mais assente.

Ao fim de 5kms comecei a ver que o pneu já estava a ficar na mesma pois já estava novamente a sentir pancadas das irregularidades no aro. Toca de voltar atrás para casa mas já não fui a tempo eheh, apenas consegui fazer cerca de 2 a 3kms, acabei por ter de fazer o resto do caminho a pé até uma estação de serviço para encher novamente o pneu e fazer mais um km de bike até casa.

Com isto tudo tb voltou novamente a roda de trás a sair do sítio (assim que fiquei sem ar no penu), porque ao pôr a roda, a anilha do cubo saiu do sitio e faltou apoio nessa zona. Felizmente desta vez levei chave e resolvi a situação.

No fim desta odissei, fui verificar a caixa de direcção e parece que se aguentou com o aperto extra que lhe dei ontem. Sei que mais tarde vai ficar folgada porque faz parte deste tipo de caixa, mas pelo menos vai aguentar melhor.

Apesar de tudo e foi uma volta proveitosa pois já resolvi aqui situações.
Ajuste da altura do selim foi OK falta tentar chegar para a frente.
Caixa OK
Afinal tenho um furo para reparar
Próximo passo será tb retirar toda a tinta dos dropouts
Tensão da corrente OK

Para já é tudo, é rever estas situações.
27
A minha fixed gear / Re: Meu projecto fixie from scrap
« Última mensagem por dcbikes em Março 13, 2019, 04:57:00 am »
Quanto à corrente esqueci me de dizer que deves ter sempre uma folga ligeira. Nunca muito esticado nem muito laço.
O dropout devido à camada de tinta pode estar a criar pouco atrito e provocar apesar do aperto o deslize da roda. Muitos dropouts vem sem tinta alguma, tenho exemplos nas minhas bicicletas, os mais faceis se lidar são os verticais pois assenta de um só modo mas para singlespeed não funciona bem.
Podes procurar na net como fazer um bike fit. Fiz uma vez oara ver que tipo de quadro me serviria, distância do pedal, etc e ajudou, claro que dei alguns ajustes depois mas soube bem saber que estava perto do que queria.
28
A minha fixed gear / Re: Meu projecto fixie from scrap
« Última mensagem por Ali3ncorp em Março 12, 2019, 09:29:30 pm »
Tenho ideia de ir sempre dando feedback até para a ajuda para mim e para outros, de resolução de problemas.
É até de upgrades futuros.

A caixa para já voltei a dar o aperto dessa forma que disseste. Aliás, já tinha pesquisado sobre manutenção destas caixas e já sabia a técnica eheh. É sei tb que isto é mais ou menos crónico neste tipo de caixa.

Vou aliviar ligeiramente a corrente a fim de eliminar aquela vibração /pressão e testar. Queria tb inventar uma espécie de "travador" para impedir episódios como o da primeira volta que dei, em que a roda desviou para a frente. Aliás tenho ali uma situação no dropout que mais para a frente temos de trocar umas ideias.

A pressão dos pneus é o problema de estar habituado a pneus gordos em que damos menos pressão para haver mais conforto. Aqui o que tenho a fazer é meter a pressão correcta, bem riginho lol o conforto vai ter de ser relativo.

Vou investigar sobre bikefit a fim de tentar tirar o maior partido do ajuste de Selim e guiador.
Mas não estou muito esperançoso. O guiador o mais provável será ter de mudar pois já nem falo do stress das articulações nem das dores das palmas mãos, (porque para isso já me deste a solução dcbikes) mas sim da forma de pega, não consigo encontrar ali uma posição confortável. É o Selim mais cedo ou mais tarde terá de levar upgrade pois vou sentado numa pedra eheh. Basicamente é plástico estofado com pele sem qualquer amortecimento, o que além de não ser confortável, tb não abona muito a favor das costas pois as pancadas não são absorvidas minimamente.
29
A minha fixed gear / Re: Meu projecto fixie from scrap
« Última mensagem por dcbikes em Março 12, 2019, 07:59:36 pm »
Boas. Bom ires dando feedback, sempre dá para ir dando opinião.  ;D
A corrente se calhar tens de folgar um pouco.
Sentires desconforto faz o seguinte, chega antes o selim para a frente em vez de para traz e usas umas luvas.
Deves ter indicação da pressão máxima nos pneus deixa cerca de 1 bar a menos do maximo, metes mais um pouco se achares muito mole ainda.
A caixa de direção é sempre uma dor de cabeça mas não é muito complicado, apertas a primeira porca à mão  até sentires a direção mais presa, depois apertas a de cima novamente à mão, de seguida ajustas a debaixo com a xhave contra a de cima. Travas com o travão dianteiro e sente se à folga. Se a direção tiver ficado muito presa desaperta um pouco o de cima e ajusta novamente a debaixo contra a de cima.
Boas pedaladas
30
A minha fixed gear / Re: Meu projecto fixie from scrap
« Última mensagem por Ali3ncorp em Março 12, 2019, 04:54:19 pm »
Update...

Resolvidos todos os imprevistos anteriores, lá fui para a segunda voltinha.
A caixa de direcção foi apertada mas no fim da volta de 15kms, já estava larga de novo. Não sei se será da caixa, ou se serei eu que apertei pouco a contra-porca. Na verdade tenho receio de apertar demaisado a parte que protege a aranha com as esferas e acabar por estragar a aranha. Desta tirei a folga e apertei penso que um pouco melhor. Verei na próxima voltinha.

Quanto à corrente, desta vez não testei a mesma subida que me fez a roda sair do sitio e consequentemente saltar a corrente, mas fiz outra subida mais ligeira mas puxada e tudo aguentou no sitio. Penso que o que derivou aquela situação poderá ter sido a roda mal apertada visto que agora verifiquei o aperto antes de sair (e só pelo sim pelo não, levei uma chave para a roda lol)

Uma coisa que notei. Com a corrente já bem esticada, a pedalar a uma certa cadência, parece que sinto uma vibração /esforço vindo de trás, será o esforço da corrente? Estará esticada demais?

O Selim vou reajustar, descer uns 5mm e deslizar um pouco para trás. O guiador continuo a achar nada confortável. Faz doer as mãos, não tenho posição confortável, passo o tempo a mudar de pega. Mas para a frente penso que o melhor será mesmo experimentar um riser ou um direito.

Vou ter de encher mias um pouco o pneu traseiro. Não sei se perdeu um pouco de ar ou se enchi pouco mas  buracos maiores noto que o aro bate muito. Tinha deixado menos cheio com a ideia de deixar mais mole e confortável, mas já percebi que aqueles pneus teem de ter mais pressão.

Para já é tudo, talvez amanhã haja mais uma voltinha para verificar todas estas rectificações.
Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 10