a cena dos pneus tem muita ciência, não é só a largura que interessa.
há pneus de 32c que dão o bigode a pneus de 28c ou inferiores em termos de rigidez, rolamento e resistência ao atrito. o que interessa verdadeiramente é o tipo de piso e a capacidade máxima de volume de ar que o pneu consegue acomodar.
neste momento tenho uns 33.3C da rivendell (feitos pela panasonic) na minha Bob Jackson que levam O DOBRO do volume de ar de uns Panaracer de 32C. parece incrível mas é verdade. isto é graças às paredes laterais mais finas e a menos protecção anti-furo, mas é possível. a protecção anti-furo na realidade é cagativa, desde que o pneu seja usado com a pressão recomendada. só com muito azar é que se fura. e isso pode acontecer com qualquer pneu, tenha mais ou menos protecção anti-furo. 95% dos furos acontecem na parede lateral, por isso é mesmo cagativo.
na Merckx tenho uns Veloflex 25C folding, que equivalem a uns 23C de outras marcas, só que têm muito mais capacidade de volume de ar, logo mais confortáveis (absorvem melhor as irregularidades do piso), mas mais leves e mais rolantes. São como uns tubulares, mas sem o inconveniente de ter de os trocar caso tenha o azar de furar.
Os próximos que vou comprar para a Look assim que os Panaracer comecem a dar de si, serão uns Challenge Parigi-Roubaix:
http://www.challengetech.it/products/road/paris-roubaix-006/en27C mas com o volume de ar de uns 30c. 260g por pneu e 8.5bar de pressão máxima. Piso super-rolante, para tempo seco ou molhado. a puta da loucura.
Mas são caríssimos, claro.
isso de os pneus maiores serem mais lentos é mito. os meus panaracer pasela 32C, bem cheinhos, rolam tão bem como uns 23 ou 25c de marcas medíocres.