Autor Tópico: Velocipedia 1893  (Lida 2238 vezes)

alexandre

  • Visitante
  • Avaliação: (0)
Velocipedia 1893
« em: Julho 10, 2012, 03:28:12 pm »
Deixo ficar ao cuidado dos interessados:

"Nos seres vivos, como na materia bruta, uma condição necessária de existência é o movimento.

Desde os astros enormes que giram na vastidão do espaço, até aos átomos invisíveis que se agitam na mais pequena cellula, tudo está animado de movimento.(...)"



http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/17062/3/69_1_EMC_I_01_P.pdf

alexandre

  • Visitante
  • Avaliação: (0)
Re:Velocipedia 1893
« Responder #1 em: Julho 23, 2012, 08:25:20 pm »
"Infelizmente, porém, o espirito inglez não pôde fazer do informe hobby-horse um instrumento pratico de locomoção. Os constructores apresentavam machinas extremamente leves mas a mancha original, a propulsão pelo meio dos pés contra o solo, subsistia sempre. Até ao apparecimento do génio brilhante de Michaux, o cyclista não passou pois de um pobre diabo, montado n'uma travessa de madeira com rodas, e cujos pés enxugavam a cada passo as poças d'agua da estrada."


alexandre

  • Visitante
  • Avaliação: (0)
Re:Velocipedia 1893
« Responder #2 em: Julho 29, 2012, 11:23:34 pm »
"A velocipedia que era outr'ora para muita gente uma forma engenhosa da gymnastica, um passatempo reservado á parte menos séria da sociedade, é hoje para todo o mundo um modo de locomoção dos mais sérios e dos mais económicos, um instrumento de approximação das relações sociaes, análogo aos caminhos de ferro e ás transatlânticas, um meio feliz de prover á cultura physica da juventude, cultura sem a qual os progressos da intelligencia são incompletos, seqão perigosos."

alexandre

  • Visitante
  • Avaliação: (0)
Re:Velocipedia 1893
« Responder #3 em: Julho 30, 2012, 08:15:36 pm »
"Aqui está a superioridade da velocipedia sobre todas as formas d'essa gymnastica acrobática, cujo effeito immediato é a localisação do trabalho a uns dados grupos musculares. E o que se dá nos exercicios de trapézio, argolas, barras, etc. Os músculos dos braços e da parte superior do tronco attrahem a si, por assim dizer, o movimento nutritivo e não tardam a hypertrophiar-se. Um augmenta de volume a principio, e mais tarde deformidades desagradáveis são quasi sempre a consequência d'esta  gymnastica espalhafatosa. E' por isso que em geral, o gymnasta de profissão apresenta um enorme desenvolvimento das espáduas, pouca largura de quadriz e os membros inferiores quasi sempre delgados.

Além d'isso, esta gymnastica de habilidades precisa de longa aprendizagem e profundas meditações; demanda a coordenação perfeita dos movimentos e a ponderação exacta do esforço de cada musculo, de modo que as faculdades psychicas tomam no exercício uma parte maior que as proprias fibras musculares. E porque é difficil e porque exige grandes esforços, os seus benefícios ficam limitados somente áquelles que, por melhor favorecidos physicamente, menos necessidade teem d'elles. A velocipedia é um exercício fácil, hygienico e nunca de selecção ; procura antes tornar robustos os indivíduos fracos, que infelizmente repressntam a maioria da geração actual, do que converter em athletas um pequeno grupo de indivíduos que, pelas suas aptidões physicas, não teem necessidade tão imperiosa do exercício muscular."

alexandre

  • Visitante
  • Avaliação: (0)
Re:Velocipedia 1893
« Responder #4 em: Julho 30, 2012, 08:19:48 pm »
"O grande affluxo de sangue nas partes exercitadas, desenvolvendo activamente a flexibilidade e a elasticidade dos vasos, permitte livre curso á torrente circulatória. E' esta maior liberdade de circulação um dos motivos porque os indivíduos bem trainados não suam tanto como aquelles que montam poucas vezes em bicycletta. Quando o movimento do sangue é retardado por um obstáculo qualquer, este movimento converte-se em calor. Comprehende-se, além d'isso, que o augmento da capacidade pulmonar pelo exercício, contribue também poderosamente para evitar a stase sanguínea nos pulmões, permittir ao ventrículo direito esvasiar-se, e dispensar o ventrículo esquerdo dos esforços a que é submertido ao principio.

E' preciso não esquecermos, porém, que o excesso é sempre um erro, e que os exercícios violentos e repetidos, longe de produzirem os effeitos salutares d'aquelles que são realisados com moderação, acabam por determinar desordens sérias nas funcçÕes respiratória e cardica."

alexandre

  • Visitante
  • Avaliação: (0)
Re: Velocipedia 1893
« Responder #5 em: Setembro 28, 2012, 03:23:49 pm »
"Finalmente indivíduos fracos, enervados pela inacção prolongada á que os vota a sua profissão sedentária, sentem que o seu esqueleto se consolida, os seus músculos se vigorisam, as suas funcções se equilibram sob a influencia do exercicio velocipedico. E sob esta mesma influencia os doentes de nutrição retardante, os bradytrophicos de Bouchard, como muitos nevroticos, experimentam, senão a cura completa dos seus soífrimentos pelo menos um allivio considerável. A bicycletta vem emfim, como coronal de toda a sua gloria, alargar os domínios da hygiene e da therapeutica"

Offline FilipeMSoares

  • Avaliação: (0)
  • Membro Fixed gear Brakeless
  • ****
  • Mensagens: 805
Re: Velocipedia 1893
« Responder #6 em: Setembro 28, 2012, 04:04:57 pm »
"A velocipedia é um exercício fácil, hygienico e nunca de selecção ; procura antes tornar robustos os indivíduos fracos, que infelizmente repressntam a maioria da geração actual, do que converter em athletas um pequeno grupo de indivíduos que, pelas suas aptidões physicas, não teem necessidade tão imperiosa do exercício muscular."

" E' esta maior liberdade de circulação um dos motivos porque os indivíduos bem trainados não suam tanto como aquelles que montam poucas vezes em bicycletta. Quando o movimento do sangue é retardado por um obstáculo qualquer, este movimento converte-se em calor."


Obrigado alexandre pela partilha  ;)

alexandre

  • Visitante
  • Avaliação: (0)
Re: Velocipedia 1893
« Responder #7 em: Novembro 14, 2012, 07:03:29 pm »
"Algumas vezes o doente, apesar dos benefícios que vae colhendo, não quer continuar a exercitar-se; mas, em regra geral, o cyclismo tem uma fascinação mesmo para os hypochondriacos."

alexandre

  • Visitante
  • Avaliação: (0)
Re: Velocipedia 1893
« Responder #8 em: Dezembro 13, 2012, 06:26:37 pm »
"Sim, pôde a bicycletta pavonear-se brilhantemente por essas estradas fora, mas nunca os seus doces reflexos de nickel seduzirão os commerciantes que ella tem arruinado; nunca os industriaes cuja patente ella esmaga em suas engrenagens, os professores de equitação que vêem desesperadamente os seus discípulos, um a um, trocar o estribo pelo pedal, os mestres d'essa gymnastica acrobática, que vêem tristemente os seus trapézios, as barras fixas, as parallelas, cobertos de pó, deformarem-se de inacção—nunca estes descontentes, atropelados pela marcha vertiginosa do progresso, verão de bons olhos esta assassina."