ha outro problema, em portugal ha uma série de leis e restrições para restauração e cafetaria o que implica que este tipo de serviço tenha cada vez mais custos. Refiro-me a lavatorios, lava-loiças, wcs, vestiários, extracção, etc.... Isto a estar misturado com uma loja/oficina de bicicletas a legislação é ainda pior...
Falo disto porque é uma coisa que me tenho informado sobre esta hipotese.
As rendas são umas estupidez em lisboa, no porto embora mais baixas, devem ser altas. Uma loja fisica com oficina já por si implica pelo menos 2 pessoas, ou seja, dois ordenados. Se tiver restauração, implica mais 1 ou 2 empregados.
Resumindo:
- renda;
- 2 ou 3 ordenados;
- despesas fixas: agua, luz, internet; seguros, segurança social, etc;
- montar a loja;
- encomendas;
Uma loja com material recente tem uma margem de lucro que é estabelecida normalmente pelas marcas e pode ser maior ou menor conforme as vendas. Uma loja de material vintage esta dependente do que encontras por ai e isso nao dura para sempre.
Achas que na rodagira comecei a investir mais em material novo porquê? Porque o vintage não é certo, quando aparece a bom preço pode render mas nao é em portugal e um dia a mama seca.
Calçada, entende isto apenas como um desabafo de alguem que tem dados muitas voltas à cabeça a estudar essas hipoteses todas.
Se avançares com isso, desejo-te toda a sorte do mundo.